quinta-feira, 17 de março de 2011

Maravilhosas










Japão - uma nação em regeneração

ESPECIAL STUM: Japão - uma nação em regeneração



É impossível deixar de escrever sobre a enorme tragédia que está acontecendo no Japão, este país de tradição e cultura milenares, com seu povo ordeiro, respeitoso, educado, obcecado pelo trabalho, pela produtividade, pela qualidade, exemplo para o mundo todo de prosperidade a partir do trabalho, da transformação inteligente de matérias-primas importadas. Terra de templos magníficos, de paisagens estonteantes, dos trens de alta velocidade, da tecnologia de ponta, com governo sério, baixos níveis de corrupção e criminalidade...
Daqui somente podemos nos solidarizar, irmanar e rezar, enviar Luz e energias positivas. É doloroso ver na TV pessoas com crianças no colo em pé, ao relento, sem água, energia elétrica, com temperaturas próximas do zero. Talvez nem todos saibam que a imigração nipônica, em nosso acolhedor país, conta com um milhão e meio de descendentes totalmente integrados na vida do Brasil, em absoluto, a maior colônia do Sol Levante ao redor do planeta.
No entanto, sabemos que nada acontece por acaso, que a Mente Universal é perfeita, que aplica com justiça implacável a lei do carma, talvez até do carma coletivo... Sabemos que a Natureza engloba os quatro reinos e dispõe de incrível poder, manifestado pelos quatro elementos, que puseram sua fúria imensa em ação, fornecendo aos que se acham todo-poderosos, como se ainda fosse necessário, mais um aviso; neste ponto, quase um ultimato.
Estamos no limite.
A Terra literalmente botou pra quebrar. As imagens mostraram o terremoto, o maremoto, o fogo das explosões das centrais nucleares, com incrível clareza, para o mundo todo. As imagens mostram a fragilidade do ser humano e de suas criações, as mentiras balbuciadas frente aos microfones da TV, por humanos em estados de choque, esperando, torcendo agora que o quarto elemento, o ar, com seus ventos favoráveis, direcione para o mar a morte invisível, as nuvens radioativas que as falhas dos reatores espalharam sobre o nordeste da ilha. Os quatro elementos tinham o objetivo bem definido e o golpearam sem piedade.
É difícil interpretar a mensagem?
Talvez -mesmo após Hiroshima e Nagasaki, duas páginas negras da história da Humanidade-, as empresas locais sedentas de energia elétrica ainda continuem confiando na atualizada tecnologia nuclear, totalmente segura, de acordo com quem constrói as centrais, silenciosamente mortal quando ocorrem falhas.
Creio poderia tratar-se de algo assim:
- Chega! Basta. Fora com a energia nuclear.
- Vamos empregar a energia solar em todas suas formas. (O fogo em ação).
- Vamos implementar a energia eólica (o vento - ar) em ação.
- Vamos utilizar as turbinas a vapor movidas à biomassa (a terra) em ação.
- Vamos aproveitar as energias das ondas e das marés (a água em ação).


E ainda restam as opções de andar mais a pé ou de bicicleta...
Sei bem que ninguém pode julgar, mas precisamos buscar as causas muito além da aparência do mero acaso; descobrir o porquê de tanta dor e destruição, buscar capitalizar a informação obtida, mudar de rumo, de valores, de hábitos, de conceitos, de sentimentos, de fontes de energia e até de alimentos.
Talvez a sociedade japonesa tenha esquecido um pouco de seus valores essenciais, tenha se endurecido, ficando egoísta demais, separatista demais, esquecendo até dos seus emigrantes e filhos que, deixando o Brasil, indo procurar trabalho na terra de seus avôs, somente conseguem serviços pesados, morando longe e sendo considerados pelos nativos como cidadãos de segunda categoria...
Pecado contra a Unidade
Talvez as pessoas tenham se tornado materialistas demais, vivendo uma vida superficial, vazia, correndo desesperadamente atrás de maya --a ilusão-- esquecendo-se da transitoriedade da passagem pelo planeta e de que todos têm uma missão a desempenhar, única e especial.
Ou ainda se esqueçam da exclusão, da desigualdade das classes sociais e dos demais comportamentos e situações -como a de não conseguir entrar na faculdade- que podem criar desespero e depressão, resultando em taxas de suicídio que assustam pela magnitude e regularidade, mantendo-se nos últimos anos por volta de 30.000 casos/ano, próximas da taxa de homicídios do Brasil se compararmos os diferentes números dos habitantes.
E algo bateu forte quando as imagens mostraram os navios de pesca e uma infinidade de outros barcos em meio aos destroços, a quilômetros da costa, jogados lá como se uma mão gigantesca os tivesse capturado e tirado definitivamente de sua sinistra e sangrenta missão. Mero acaso também? Talvez não tenham percebido o quanto feriram e estão ferindo o mar e suas criaturas, ao caçar sem descanso, do oceano Ártico ao Antártico, as inofensivas e majestosas baleias, alegando necessidade de realizar pesquisa científica sobre esses cetáceos...
Pecado contra a Natureza
E os Guias me lembram que ainda há muitos seres vivos, na China e Coréia, os quais testemunharam as atrocidades perpetradas pelas tropas de ocupação japonesas contra a população civil, incluindo crianças.
E este seria o pecado maior, desta vez contra a Humanidade.
O ponto é provavelmente o seguinte: quanto maior o drama, o desastre -infelizmente- maior será o aprendizado. O resgate do que foi cometido é líquido e certo. Não tem esquecimento, pois precisamos passar de fase, evoluir, crescer como seres humanos. É a história do plantio. Semeou vento? Irá colher tempestade.
Semeou amor, voltará bem-aventurança, alegria, felicidade para todos os envolvidos. Terá, então, passado de fase e novos desafios aparecerão para serem superados, sempre usando a mesma mágica vareta: o Amor Incondicional.

Agradeço aqui os queridos e pacientes Guias e mais a turma toda que permite que o site exista: Rodolfo, Sandra, Teresa, Marcos, Anderson, Ian, Lidiane... e Você!

Namastê (O Deus que existe em mim saúda o Deus que habita em Você).


Sergio STUM

© Somos Todos UM - direitos reservados. Boletim Ano 12, Edição .





ESPECIAL STUM: Japão - uma nação em regeneração - Blog Autoconhecimento

ESPECIAL STUM: Japão - uma nação em regeneração - Blog Autoconhecimento

terça-feira, 1 de março de 2011

Vencedores do Oscar 2011

- Melhor filme: "O Discurso do Rei"


- Melhor ator: Colin Firth, por "O Discurso do Rei"


- Melhor atriz: Natalie Portman, por "O Cisne Negro"


- Melhor diretor: Tom Hooper, por "O Discurso do Rei"


- Melhor ator coadjuvante: Christian Bale, por "O Lutador"


- Melhor atriz coadjuvante: Melissa Leo, por "O Lutador"


- Melhor roteiro original: "O Discurso do Rei"


- Melhor roteiro adaptado: "A Rede Social"


- Melhor filme estrangeiro: "Em Um Mundo Melhor", Dinamarca


- Melhor trilha sonora: "A Rede Social"


- Melhor canção original: "Toy Story 3", com "We Belong Together"


- Melhor fotografia: "A Origem"


- Melhor montagem: "A Rede Social"


- Melhor direção de arte: "Alice no País das Maravilhas"


- Melhor figurino: "Alice no País das Maravilhas"


- Melhores efeitos especiais: "A Origem"


- Melhor animação em longa-metragem: "Toy Story 3"


- Melhor animação em curta-metragem: "The Lost Thing"


- Melhor mixagem de som: "A Origem"


- Melhor edição de som: "A Origem"


- Melhor maquiagem: "O Lobisomem"


- Melhor curta-metragem: "God of Love"


- Melhor documentário em curta-metragem: "Strangers No More"


- Melhor documentário: "Trabalho Interno"






Leia mais em: Ф Еskеrдоpата


Under Creative Commons License: Attribution

Lula, pura emoção

sábado, 26 de fevereiro de 2011


Está provado. PSDB não sabe governar: Ganhos na Era Lula superam os do governo FHC

Apesar de terem atravessado, durante o governo Lula, a pior crise econômica mundial desde a Grande Depressão, Vale e Petrobras tiveram desempenho financeiro nos últimos oito anos bem acima do registrado na gestão de Fernando Henrique Cardoso, segundo levantamento feito pela Economática . Entre 2003 e 2010, o lucro líquido acumulado da Petrobras foi de R$245,9 bilhões, salto de 231% sobre os R$74,1 bilhões obtidos entre 1995 e 2002.
Já o ganho da mineradora foi de R$135,7 bilhões na era Lula, 423% superior ao do governo FH (R$25,9 bilhões). Os número foram corrigidos pela inflação do período medida pelo IGP-DI.

Essa é a Petrobras que FHC queria vender: Petrobras tem lucro recorde

APetrobras registrou no ano passado um lucro líquido de R$35,1 bilhões, o maior da história da companhia e o maior já obtido por uma empresa brasileira. Esse resultado foi 17% superior aos R$30,01 bilhões de 2009 e superou as projeções mais otimistas - analistas do mercado previam que o ganho da empresa seria de R$32 bilhões no ano passado. O lucro da companhia no quarto trimestre de 2010, de R$10,6 bilhões, foi também o maior já obtido em um trimestre pela Petrobras e 14,3% superior ao do mesmo trimestre de 2009. O diretor financeiro da estatal, Almir Barbassa, disse que os resultados da companhia em 2010 se deveram, entre outros fatores, ao aumento de 2% da produção de petróleo e gás no país e à alta de 11% nas vendas dos combustíveis, que totalizaram 2,378 milhões de barris diários, 13% a mais que os 2,106 milhões de 2009.

Seminuas, ucranianas protestam contra a promoção "Ganhe uma esposa", de uma rádio neozelandesa

Seminuas, ucranianas protestam contra a promoção Ganhe uma esposa, de uma rádio neozelandesa  Foto: AFP

O vencedor viajaria à Ucrânia para "escolher" uma noiva através de uma agência de encontros



O vencedor viajaria à Ucrânia para escolher uma noiva através de uma agência de encontros  Foto: AFP
Foto: AFP

Seminuas, mulheres seguram cartazes com frases de protesto, como Ucrânia não é um bordel  Foto: AFP
A rádio também pagaria as despesas de acomodação por 12 noites na Ucrânia, além de US$ 2 mil extras  Foto: AFP

Ganhe uma viagem para a bonita Ucrânia por 12 noites e conheça uma linda europeia oriental com quem você pode se casar um dia, anunciou a rádio  Foto: AFP

O ganhador da promoção foi divulgado na segunda-feira e foi identificado apenas como o enólogo Greg  Foto: EFE