terça-feira, 4 de outubro de 2011

1970 - Tim Maia

 


Para alcançar fama, Tim Maia percorreu longo caminho. Iniciou a jornada cantando em igrejas, depois foi para os EUA (morou lá entre 1959 e 1964), onde presenciou o sucesso de uma fórmula que artistas como Ray Charles e James Brown começavam a lançar mão: a fusão do rhythm and blues com fortes e marcantes vocais da música gospel. Essa forma de cantar e arranjar músicas influenciou de forma definitiva a carreira de Tim.
Quando voltou ao Brasil, descobriu que seus amigos Erasmo Carlos e Roberto Carlos faziam grande sucesso com o público com as canções do Iê Iê Iê. Para ele, porém, gravar um disco não foi fácil e só conseguiu fechar contrato com a Philips após recomendações feitas pelos Mutantes e pelo amigo Erasmo Carlos.
Em 1970, seis anos após ter retornado ao Brasil, Tim finalmente entra nas paradas de sucesso com este álbum. Aqui encontraremos um artista com sólidas referências. Num lado o soul norte-americano, no outro, a música popular brasileira. A preocupação com ritmo e ricas melodias é uma das maiores marcas de Tim Maia. Os arranjos normalmente contam com muitos metais, órgão, piano, backing vocals etc.
Por outro lado, as letras exprimem outras marcas registradas. Aqui já aparecem letras melancólicas e a famosa "dor-de-corno" que ele sempre soube exprimir com beleza ímpar. Por vezes também temos o Tim festeiro e animado, como é o caso do soul cheio de referências nordestinas "Coroné Antonio Bento", da música de uma palavra só "Flamengo", que tem um monte de metais, vocais e animação de sobra e "Cristina", homenagem que Tim e Carlos Imperial fizeram a uma típica mulata brasileira.

01 - Coroné Antonio Bento
02 - Cristina
03 - Jurema
04 - Padre Cícero
05 - Flamengo
06 - Você Fingiu
07 - Eu Amo Você
08 - Primavera (Vai Chuva)
09 - Risos
10 - Azul Da Cor Do Mar
11 - Cristina Nº 2
12 - Tributo À Booker Pittman

Talismã

 primeiro degusto o ovo...

não desespere...

de bunda virada, gostamos muito...

com ventre de frente, adoramos... 
que penduricalhos lindos...

vamos nadar neste lago...

simplesmente lindos...

qual vc prefere...

pode dar uma chupadinha nestes biquinhos...

quero descansar...