quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

FELIZ 2011

FELIZ ANO NOVO!!!


...A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.


Quando se vê, já são seis horas!


Quando se vê, já é sexta-feira...


Quando se vê, já terminou o ano...


Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.


Quando se vê, já passaram-se 50 anos!


Agora é tarde demais para ser reprovado.


Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.


Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas. Desta forma, eu digo:

"Não deixe de fazer algo que gosta, devido à falta de tempo, pois a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais." (Mário Quintana)



Em 1990, o astrônomo Carl Sagan pediu para que os controladores da “Voyager” fotografassem a Terra. Seria uma fotografia única, captada a bilhões de quilômetros de distância. O resultado está nessa imagem que mostra um pálido ponto azul (Pale Blue Dot), que é a Terra. Em seu livro consta uma reflexão capaz de redimensionar o mistério da vida e repensar nossas características humanas: somos ínfimos frente ao vasto universo, e, ao mesmo tempo, grandiosos diante do milagre da existência.


Desejo que em 2011 a coragem para reconhecer esta dualidade nos torne melhores aqui neste pequeno grão de areia que é o nosso lar. Leia o texto traduzido.
"Nós conseguimos trazer essa imagem [do espaço profundo], e, se você olhar para ele, você vê um ponto. É aqui. É a nossa casa. Ou seja, nós. Nela, todos que você nunca ouviu falar, todo ser humano que já viveu , viveram suas vidas. O agregado de todas as nossas alegrias e sofrimentos, milhares de religiões confiantes, ideologias e doutrinas econômicas, todos os caçadores e saqueadores, heróis e covardes, criadores e destruidores de civilizações, reis e camponeses, jovens casais no amor, cada criança esperançosa, cada mãe e pai, cada inventor e explorador, cada professor de moral, políticos corruptos, superstar, cada líder supremo, cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu há em um grão de poeira, suspenso em um raio de sol.
A Terra é um palco muito pequeno em uma imensa arena cósmica. Pensem nos rios de sangue derramados por todos os generais e imperadores para que em glória e triunfo eles pudessem ser os senhores momentâneos de uma fração de um ponto. Pensem nas crueldades infinitas cometidas pelos habitantes de um canto do ponto de habitantes mal distinguíveis de algum outro canto do ponto. Em seus freqüentes conflitos, como eles estão ansiosos para matar um ao outro, como seus ódios ardentes. Nossas atitudes, nossa pretensa importância, a ilusão de que temos uma posição privilegiada no universo, são desafiadas por este ponto de luz pálida. Nosso planeta é um pontinho solitário na grande escuridão cósmica circundante. Em nossa obscuridade - em toda essa imensidão - não há nenhum indício de que a ajuda virá de outro lugar para nos salvar de nós mesmos. Cabe a nós. Tem sido dito que a astronomia é uma humilhação, e devo acrescentar, uma experiência de construção do caráter. Na minha opinião, talvez não haja melhor demonstração da tolice das vaidades humanas do que esta distante imagem de nosso mundo minúsculo. Para mim, ela sublinha a responsabilidade de nos relacionarmos mais bondosamente e compaixão uns com os outros e de preservarmos e amarmos que pálido ponto azul, o único lar que conhecemos. "Carl Sagan

Nenhum comentário: