terça-feira, 16 de agosto de 2011

Beatles - John Lennon - Yoko libera doc

Yoko libera doc

Inspirada pelos protestos que varreram a cidade de Londres na semana passada, Yoko Ono publicou no YouTube o documentário de 1h10m que ela fez com John Lennon em 1969, durante um protesto pacífico do casal em Montreal. Chamado de "Bed Peace" ("Paz na cama", numa tradução livre) o filme documenta a semana que o casal passou deitado numa cama, recebendo visitas e tocando músicas, numa tentativa de promover a paz mundial durante o auge da Guerra do Vietnã. Até então o filme na íntegra só estava disponível em VHS.

John e Yoko fizeram a primeira versão do "bed-in" durante sua lua de mel no hotel Hilton, em Amsterdã. Depois repetiram o ato de protesto não-violento em Montreal, no Canadá, quando
receberam membros da imprensa além de visitas de gente como o ativista Dick Gregory, Timothy Leary, Derek Taylor, entre muitos outros. O filme pode ser encontrado no site
http://imaginepeace.com/archives/15702 ou no YouTube, reproduzido abaixo.

Yoko pretendia deixar o filme disponível apenas durante o fim de semana, mas diante dos pedidos dos fãs, resolveu man tê-lo no ar até o dia 21 de agosto, para que todos tenham a oportunidade de assistir. Em comunicado reproduzido abaixo dovídeo, ela pede para que todos visitem a página, enviem para os amigos e discutam a paz entre si.


"Queridos amigos,

Em 1969, eu e John éramos ingênuos a ponto de acreditar que deitar numa cama ajudaria a mudar o mundo.
Bom, pode ter ajudado. Mas na época nós não sabíamos.

Foi bom termos filmado, de qualquer forma.
O filme é poderoso hoje.
O que dissemos na época, poderia ser dito agora.

Na verdade, algumas coisas que dissemos no filme podem encorajar e inspirar ativistas de hoje. Boa sorte para todos nós.

Vamos lebrar que A GUERRA ACABOU, se assim quisermos.
Depende de nós, de ninguém mais.
John gostaria de dizer isso.
Yoko Ono"

Nenhum comentário: