quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pink Floyd - Dark Side Of The Moon



Em 1966, três estudantes da Escola Politécnica de Arquitetura de Londres, Roger Waters, Rick Wright e Nick Mason, formaram o Sigma-6. A banda começou a compor e a se desenvolver musicalmente com a entrada de Syd Barret, que havia estudado com Waters na Cambridge High School, junto com David Gilmour, que mais tarde viria a fazer parte da banda. Syd ainda dá a idéia do nome Pink Floyd, que é uma junção dos nomes de dois bluesman: Pink Andrerson e Floyd Council.
Após algumas apresentações e a gravação de um single, a banda consegue assinar um contrato com a EMI. Em 1967, o Pink Flyd começa a gravar o primeiro álbum Piper at Gates of Dawn no lendário estúdio Abbey Road.
Um ano depois de lançarem o seu primeiro álbum, a banda teria que se conformar com uma terrível baixa: a falta de condições mentais de Syd que, por uso excessivo de LSD, não conseguia mais tocar nem cantar normalmente.
Roger Waters lembrou-se do amigo dos tempos de colegial, David Gilmour, que prontamente entrou na banda e ajudou a compor o álbum seguinte: Saucerful of Secrets. Para este disco, Barrett, que foi obrigado a deixar o conjunto, compôs uma verdadeira ode de despedida, "Jugband blues". Daí por diante, Waters e Gilmour passaram a dividir as composições da banda, e o que se viu, foi uma seqüência de bons discos e trilhas sonoras de dois filmes.
A banda já havia se estabilizado na cena musical, mas foi apenas em 1973 que o Pink Floyd se consagrou mundialmente com o lançamento do álbum. Dark Side of the Moon. Esse disco já vendeu até hoje 28 milhões de cópias em todo planeta, e atualmente, "quase 20 anos depois" (37 anos), vende uma média de 1 milhão de cópias por ano.
No disco The Wall, gravado em 1979, Roger Waters exorcizou todos os seus demônios em faixas que remetem a sua infância e todas as paranóias que a sociedade incutiu em sua mente. A profundidade deste trabalho chamou a atenção do diretor Alan Parker, que produziu um filme homônimo em 1982, causando muita polêmica.
Como Waters monopolizou o grupo em torno de suas posições e delírios, Gilmour pulou fora e, o que se deu depois, foi uma parada de quatro anos sem nenhum disco. Em 1983, é lançado o álbum The Final Cut. Waters havia despedido Rick Wright e criado todo o conceito e as músicas, além de ter gravado os vocais. O álbum na realidade deveria ser um trabalho solo, mas a gravadora achou que seria mais lucrativo lança-lo sob a marca "Pink Floyd".
As constantes brigas entre os componentes restantes, levaram Roger Waters em 1986 a anunciar o fim do Pink Floyd. Seguiu-se então uma longa batalha judicial entre os advogados de Roger Waters e David Gilmour pela posse do nome do grupo. Gilmour levou a melhor e Rick Wright foi trazido de volta e em 1987.
No mesmo ano, lançam o álbum A Momentary Lapse Of Reason que foi premiadíssimo e trouxe de volta os velhos fãs da banda. A receptividade fez com que os dinossauros voltassem para a estrada, se apresentando em shows que encantaram platéias do mundo todo e que abusavam da pirotecnia e da mais alta tecnologia, tanto no som, como no visual do palco.
Em 2005 David Gilmour deu uma entrevista para o respeitado jornal italiano La Repubblica em que fala a respeito do futuro do PINK FLOYD. Sem mais delongas, abrimos aspas. "A banda? Acabou. Foi reunida por uma boa causa, acima dos relacionamentos conturbados e não para ter mágoas. Eu acho que já tive o bastante. Tenho 60 anos. Eu não quero mais trabalhar tanto assim. É uma parte importante da minha vida, eu tive satisfação enorme, mas agora chega. É muito mais confortável agora trabalhar por conta própria.

2 comentários:

Felídeo disse...

Outra grande banda! O meu album preferido é o menos escolhido pelo people: "Animals"

Abraço

Cabrito Lunático disse...

Felídeo, tb gosto muito, meu album preferido é o da galera The Wall, postei alguma informações sobre a banda, dá uma olhada.
abs.