sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Festa Folia de Reis

O que é o Reisado

CONCEITO, ORIGEM, PERSONAGENS, VESTIMENTA, EPISÓDIOS, ACOMPANHAMENTO, LOCALIZAÇÃO.
:. CONCEITO
Auto popular, profano-religioso, formado por grupos de músicos, cantores e dançadores, que vão de porta em porta, no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, anunciar a Chegada do Messias, homenagear os Três Reis Magos e fazer louvações aos donos das casas onde dançam. No Brasil, o Reisado é espalhado em quase todo o território com os nomes de Reis, Folias de Reis, Boi de Reis ou apenas Reisado. Sua principal característica é a farsa do boi, que constitui um dos entremeios ou entremeses, onde ele dança, brinca, é morto e ressuscitado. Portanto, no sentido estrito, são Reisados em Alagoas, além do próprio Reisado, o Bumba-meu-boi e o Guerreiro.

Marca alagoana dos Reisados é que no Estado ele sincretizou (misturou-se) com o AUTO DOS GONGOS, que por si próprio já era um Reisado.

:. ORIGEM
A tradição é portuguesa. Em Portugal era costume os grupos de Janereiros e Reiseiros saírem pelas ruas pedindo que lhes abrissem as portas e recebessem a nova do Nascimento de Cristo. Os donos das casas recebiam os grupos e a eles ofereciam alimentos e dinheiro.

:. PERSONAGENS
Rei, Rainha, Mestre ou Secretário de Sala, Contra-mestre, Mateus e Palhaços. Em outros grupos são: Rei, Rainha, Mestre ou Secretário de Sala, Contra-Mestre ou Vassalo, dois Embaixadores, Contra-Guia, Contra-Passo, Moçambiques, Bandeirinhas, Palhaços e Mateus.

:. VESTIMENTA
Saiote de cetim colorido, adornado de gregas douradas ou prateadas. Chapéu de abas largas, guarnecidas de espelhos redondos, flores artificiais e fitas variadas.

:. EPISÓDIOS
Marchas de Rua, Pedido de Abrição de Porta, Marchas de Entrada de Sala, Louvação aos donos da casa, Louvação ao Divino, Guerra e Retirada. O auto é entremeado com danças dramáticas como a Guerra e Totêmicas*, como a Farsa do Boi com a Característica: morte, repartição e ressurreição. Farsa do Jaraguá, do Diabo e da Alma, além de outros. Existem ainda as peças (danças cantadas) com motivos românticos e circunstânciais e as Embaixadas, que são partes declamadas.
(* Crença no parentesco entre o homem e certos animais e plantas)

1. PEDIDO DE ABRIÇÃO DE PORTA
Abris a porta
Se queres abrir,    — bis
Que somos de longe
Queremos nos ir.

2. PEÇA DE ESTILO ROMÂNTICO

Mandei fazê um bruquê prá meu amô
Mas sendo ele de bunina disfarçada.
Mas tem o brilho da estrela matutina,
Adeus menina sereno da madrugada.
Muito padece quem tem amor escondido
Padeço eu, por amor de uma donzela;
Uma saudade se incoloca no meu peito
Quando eu me lembro das feições do rosto dela.
3. PEÇA DE TEMA CIRCUNSTANCIAL
O tocador rufa a caixa e toca o bombo
Agora mesmo avistei sina de guerra,
Mas quando ouço a corneta toca,
Meus óio pega a chorá
Me lembro da minha terra.
Ó minha gente, ó pessoá de Princesa,
Porque não conta esta história bem contada,
O avião que o nosso reis mandou,
Antes do campo pousou    — bis
Num pôde tomá chegada.
4. PEÇA EM ESTILO RELIGIOSO POPULARÔ Biata Ô Biata Mocinha,
Me dizei pronde foi meu padrinho!
Meu padrinho, ele viajou,
Oi ele deixou, Juazeiro sozinho.

5. DESPEDIDA
Dono da casa,
Adeus que eu me vou
Até para o ano
Se nós vivo for.
:. ACOMPANHAMENTO
Harmónica (sanfona), Tambor e Pandeiro.


 Ô minha gente / Determinei



Dona Virgínia de Moraes, das Alagoas (como se diz por lá), foi mestra de Reisado, que é também a Folia de Reis, o Auto dos Congos, o Congado, o Boi-Bumbá, o Bumba-meu-boi, o Guerreiro –

Ô minha gente / Eu vi a nuvem girando / Eu vi o vento ventando / Eu vi a terra girar
Meu figurá / A Mestra Virgínia é peia / Quem anda na terra alheia / Pisa no chão devagar
e
Determinei subir no vento / Eu fui o país da lua / Arrecebi uma friagem tua / Eu vi a terra diferente
Mas o corisco ía passando de repente / Com o corisco eu me abracei / Voltei pra terra, eu aplantei / Aplantei pra nascer semente

Nenhum comentário: